A Mentora

JULIANA CASTRO

juliana castro

Pós-graduada em Educação Física, bailarina, sapateadora e coreógrafa, com experiência em produção e direção de espetáculos e eventos na área da dança no DF.

É mentora do Para Todas as Tribos, um circuito artístico solidário que acontece duas vezes ao ano, desde 2005.

Foi curadora das exposições sobre a “História da Dança em Brasília”, com patrocínio do FAC, nos anos de 2011 e 2015. Nas exposições, falou sobre ballet, sapateado, dança de salão, dança contemporânea e danças urbanas.

Além disso, apresentou um documentário inédito com os ícones de cada uma das estéticas e seus acervos fotográficos.

Também em 2015, publicou o livro “Fragmentos da Dança” com um pequeno release dos ícones da dança em Brasília e registros fotográficos.

Organiza workshops de dança com ícones nacionais e internacionais na capital federal desde 1992.

Em 2004, trouxe para Brasília uma edição do evento internacional Tap in Rio, workshop tradicional de sapateado americano do Rio de Janeiro.

É precursora no ensino e difusão da arte do sapateado americano na capital federal. Já dirigiu o Grupo Tap Dance e a TAP Companhia de Sapateado.

Em 2018, inidia o seu mais novo projeto social, “Vidativa”, abrindo seu espaço para que jovens de baixa renda possam ter acesso à dança.

Atualmente, dirige a Juliana Castro Companhia de Dança, fundada em 2015, além de ser diretora artística do Instituto de dança Juliana Castro.